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Livre-se dos efeitos da maresia
Eliminar os efeitos da maresia no veículo deve ser uma das primeiras preocupações do motorista que retorna do litoral.Caso não seja retirada, a infiltração de água, sal e areia pode provocar danos ao veículo. As peças que mais sofrem são as que integram a carroceria - explica o gerente de Serviços da Brozauto, Luis Canci.A ferrugem e a corrosão costumam aparecer nos espaços entre as borrachas, na carroceria, nas maçanetas e nos frisos do teto e das portas, locais onde o sal e a areia se depositam com mais freqüência. Componente importante a ser checado na volta da praia é o sistema elétrico. Os conectores do sistema de injeção eletrônica e da bateria podem sofrer oxidação e provocar falhas no funcionamento do motor, segundo técnicos da Robert Bosch, empresa que trabalha com peças automotivas.Também devem passar por manutenção a caixa de direção e os amortecedores. Caso os resíduos de areia e sal tenham rompido as coifas do amortecedor, podem comprometer o desempenho da suspensão do veículo.Nas cidades à beira-mar, a concentração da areia trazida pelo vento pode ser absorvida pelo filtro de ar do motor, filtro da cabine e também se alojar nas partes do veículo que têm lubrificação. Se sofrerem saturação precoce, os filtros da cabine não vão desempenhar na totalidade a sua função. Uma delas é a redução da ventilação interna que aumenta a quantidade de resíduos prejudiciais à saúde.Cuidados na volta- Se o carro permaneceu mais de 15 dias na praia, deve ser encaminhado a concessionárias para lavagem especial, com a desmontagem do veículo- Este procedimento inclui a remoção dos bancos, carpetes e feltro (material que fica entre o o assoalho e o carpete), e aspiração de todas as impurezas- Deve-se verificar se os terminais de bateria, filtros de ar, conectores elétricos em geral, coifas e equipamento de lubrificação estão livres de água e areia- Uma boa lavagem é suficiente após uma viagem curta, com verificação da bateria e do sistema de injeção eletrônica- Os produtos aplicados na limpeza devem ser neutros para que não ataquem a proteção da pintura, borrachas e componentes elétricosfonte:
Fonte: zerohora.clicrbs.com.br
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
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