sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Finalmente,atracado

Passageiros do navio Costa Romântica desembarcam no Uruguai

Marcia Carmo
De Buenos Aires para a BBC Brasil

Solução de falha técnica permitiu que navio chegasse até porto

Os 1.400 passageiros do navio Costa Romântica chegaram ao Porto de Punta del Este, no Uruguai, na noite desta quinta-feira, após mais de vinte horas parados a sete milhas (13 quilômetros) da Baía de Maldonado, na costa do país. Entre eles estão mais de 300 brasileiros.
"Chegamos a pensar em retirar todos os passageiros e tripulantes do navio, mas, no fim do dia, viu-se que não era mais necessário e que o barco poderia chegar até aqui, ao porto de Punta", disse, por telefone, à BBC Brasil o guarda da Marinha Gonzalo Rondán, que estava no local.
Leia mais na BBC Brasil: Incêndio faz navio com brasileiros parar na costa uruguaia
Segundo a Prefeitura Naval de Maldonado, os passageiros passarão a noite em hotéis de Punta del Este e de Piriapólis, a mais de 100 quilômetros de Montevidéu, capital uruguaia.
Na noite de quarta-feira, o barco sofreu uma pane em um dos quatro geradores de energia elétrica. A falha provocou um princípio de incêndio - que foi logo controlado - e cortes de luz, segundo assessores da empresa Costa Cruzeiros, responsável pela viagem.
Ninguém saiu ferido ou entrou em pânico durante o incêndio ou no período em que a embarcação ficou estacionada, de acordo com a Costa Cruzeiros e a Marinha uruguaia.
"Depois (da pane), o barco ficou com a luz de emergência e não faltaram alimentos e bebidas para os passageiros. Eles não correram perigo", afirmaram funcionários da Prefeitura Naval.
De acordo com Álvaro Guinea, da Prefeitura Naval de Maldonado, a solução do problema técnico permitiu que o barco fosse levado para a costa do Uruguai, mas não permitirá que o navio chegue a seu destino final, Buenos Aires, na Argentina.
O Costa Romântica saiu do Rio de Janeiro na segunda-feira e chegaria em Buenos Aires nesta quinta-feira.
Nesta sexta-feira, será definido se os turistas, entre eles mais de 300 brasileiros, partem para a capital argentina ou se voltam para o Brasil.O Costa Romântica foi construído em 1993, em um estaleiro italiano, tem bandeira italiana e capacidade para 1.680 passageiros e 590 tripulantes.

Nenhum comentário: