quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Vale a pena Ler de novo

Aos que vierem depois de nós
Bertolt Brecht(Tradução de Manuel Bandeira)

"Realmente, vivemos muito sombrios!A inocência é loucura. Uma fronte sem rugas denota insensibilidade. Aquele que ri ainda não recebeu a terrível notícia que está para chegar. Que tempos são estes, em que é quase um delito falar de coisas inocentes.Pois implica silenciar tantos horrores!Esse que cruza tranqüilamente a rua não poderá jamais ser encontrado pelos amigos que precisam de ajuda?É certo: ganho o meu pão ainda,Mas acreditai-me: é pura casualidade.Nada do que faço justifica que eu possa comer até fartar-me.Por enquanto as coisas me correm bem[(se a sorte me abandonar estou perdido).E dizem-me: "Bebe, come! Alegra-te, pois tens o quê!"Mas como posso comer e beber,se ao faminto arrebato o que como,se o copo de água falta ao sedento?E todavia continuo comendo e bebendo.Também gostaria de ser um sábio.Os livros antigos nos falam da sabedoria:é quedar-se afastado das lutas do mundo e, sem temores,deixar correr o breve tempo. Mas evitar a violência,retribuir o mal com o bem,não satisfazer os desejos, antes esquecê-los é o que chamam sabedoria.E eu não posso fazê-lo. Realmente,vivemos tempos sombrios."...

Nenhum comentário: