segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

UE aprovado plano para a paz em Gaza

UE aprova plano de trabalho para a paz e a assistência humanitária em Gaza

Da EFE

A União Européia (UE) aprovou hoje um plano de ação para alcançar a paz no território palestino que insta Israel a reabrir as fronteiras da Faixa de Gaza e a interromper sua política de assentamentos, além de apoiar um Governo de consenso entre facções liderado pela Autoridade Nacional Palestina (ANP) como passo necessário para garantir a assistência humanitária.
Segundo informação dada à Efe por fontes diplomáticas comunitárias, entre as áreas prioritárias do plano aprovado hoje pelo Conselho de Assuntos Gerais e Relações Exteriores está também a assistência técnica para evitar no possível o tráfego de armas em Gaza, como exige Israel.
Além disso, prevê o envio de uma missão da UE para avaliar a destruição durante a ofensiva, que trabalhará em coordenação com a ONU e o Banco Mundial para a conferência de ajuda para a reconstrução que será realizada no final de fevereiro no Egito.
É um plano de trabalho que resume as conclusões dos encontros da última semana dos ministros de Relações Exteriores da UE e do alto representante de Política Externa e de Segurança Comum da União Europeia, Javier Solana, com os Governos de Israel e da ANP, junto com outros países árabes.
Para a UE, a abertura de passagens fronteiriças na Faixa de Gaza não deve ser apenas pontual, e pede também que sejam interrompidas as restrições para a entrada de materiais como o cimento, com a desculpa de que pode servir para fabricar armas.
Hoje Solana inicia uma viagem pelo Oriente Médio que o levará a Egito, Jordânia, Israel e território palestino, para defender as políticas européias para a paz no Oriente Médio. EFE

Nenhum comentário: