quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Rússia vai suspender planos de mísseis de curto alcance

Rússia suspende posicionamento de mísseis, diz agência

James Rodgers:De Moscou para a BBC News


Governo russo disse que mísseis seriam resposta aos EUA
A Rússia anunciou que vai suspender os planos de posicionar mísseis de curto alcance no enclave de Kaliningrado, no Mar Báltico, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira pela agência de notícias russa Interfax.
Um representante das forças armadas russas disse à agência que a decisão foi tomada porque o novo governo dos Estados Unidos não está mais apressando os planos de instalar um sistema de defesa anti-mísseis nos territórios da Polônia e da República Checa.
A proposta americana havia irritado o governo russo e, em novembro, o presidente Dmitri Medvedev anunciou o posicionamento em Kaliningrado.
O governo do ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, alegava que o sistema serviria como proteção contra ataques vindos de "países hostis", como o Irã. Mas a Rússia via os planos como uma ameaça à sua própria segurança.
O Ministério da Defesa russo ainda não confirmou as informações da Interfax.
Mas a agência é sempre utilizada pelo governo russo para "lançar" propostas.
Se a informação for confirmada, esse poderá ser um sinal de que o Kremlin tem esperanças que o governo de Barack Obama desista dos planos de instalar o escudo antimísseis na Europa.
E se a Rússia de fato engavetar os planos, será um importante gesto conciliatório com a nova administração americana.

Nenhum comentário: