quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Mudança de postura


Irã pede 'mudança real' e pedido de desculpas dos EUA

Ahmadinejad poderia estar testando as intenções de Obama

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse que seu país receberia bem o que chamou de "uma mudança real e fundamental" na política dos Estados Unidos para o Irã.

Os Estados Unidos deveriam retirar suas tropas espalhadas por vários países do mundo, retirar seu apoio a Israel e pedir desculpas pelos "crimes" cometidos contra o Irã no passado, afirmou o líder iraniano.
Segundo Ahmadinejad, os Estados Unidos "se posicionaram contra o povo iraniano nos últimos 60 anos".
"Quando eles dizem 'nós queremos fazer mudanças', mudanças podem acontecer de duas maneiras", disse Ahmadinejad.
"Aqueles que falam em mudança precisam pedir desculpas ao povo iraniano e tentar reparar seus crimes passados", disse.
"A primeira é uma mudança fundamental e eficaz (...) a segunda (...) é uma mudança de tática. É muito claro que, se o significado de mudança é a segunda, isso será revelado em breve", acrescentou.
A declaração, feita em discurso num ato público na região de Khermenshahna, no oeste do país, nesta quarta-feira, em resposta à oferta do presidente americano Barack Obama de "estender a mão da paz para a República Islâmica se o Irã abrir seu punho".
A oferta de Obama foi feita em sua primeira entrevista formal no cargo, à emissora de TV Al-Arabiya, sediada em Dubai.
Estas são as primeiras declarações do Irã sobre os Estados Unidos desde que Obama assumiu o cargo, há oito dias.
O correspondente da BBC em Teerã, Jon Leyne, afirma que estes estão entre os comentários mais fortes dos iranianos contra os Estados Unidos.
Leyne disse que pode haver mais declarações do tipo na medida em que os líderes iranianos decidem se Obama está oferecendo mudanças reais ou se está disposto a alterações reais em sua política em troca de uma nova relação com o Irã.

Nenhum comentário: