quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Morre o escritor John Updike

Por Jason Szep BOSTON (Reuters)
- O escritor americano John Updike, um dos mais importantes de sua geração, que fez a crônica dos dramas emocionais da vida nas pequenas cidades americanas com humor ácido e prosa...";

BOSTON (Reuters) - O escritor americano John Updike, um dos mais importantes de sua geração, que fez a crônica dos dramas emocionais da vida nas pequenas cidades americanas com humor ácido e prosa vívida, morreu na terça-feira de câncer pulmonar. Tinha 76 anos.
"É com grande tristeza que informo que John Updike morreu esta manhã", disse Nicholas Latimer, da editora Alfred A. Knopf, uma unidade da Random House. "Ele foi um de nossos maiores escritores, e sua falta será profundamente sentida."
Updike morreu num hospital para doentes terminais em Massachusetts, o Estado onde vivera por muitos anos.
Ele foi conhecido por aprofundar-se em temas ligados à tensão sexual e à angústia espiritual e moral em ambientes de cidades pequenas, questões das quais tratou em seus quatro romances e uma novela sobre a vida do fictício Harry "Coelho" Angstrom.
"Rabbit is Rich", publicado em 1981, recebeu o Prêmio Pulitzer de ficção. Uma década mais tarde, "Rabbit at Rest" recebeu um segundo Pulitzer.
Um dos escritores mais prolíficos dos EUA, Updike era quase tão aclamado por seus contos, poemas e ensaios críticos quanto por seus romances.
Para muitos leitores, ele era conhecido como fonte aparentemente interminável de contos na revista The New Yorker.
Nascido em Reading, Pensilvânia, Updike estudou inglês na Universidade Harvard, onde escreveu na revista satírica Harvard Lampoon, mais tarde editando-a. Posteriormente, entrou para a redação da New Yorker.

Nenhum comentário: