![]() | |
| Kennedy acompanhou posse de Obama antes do almoço |
Ted Kennedy, como o senador é conhecido no país, foi diagnosticado no ano passado com um tumor no cérebro. Ele havia acompanhado normalmente a posse de Obama antes do almoço.
Não foram divulgados mais detalhes sobre o estado de saúde do senador, mas há relatos de que ele teria sofrido convulsões durante o almoço e foi levado para um hospital.
Durante um breve pronunciamento no almoço, Obama indicou que foi informado sobre o que ocorrera com Ted Kennedy. "Sei que, quando eu estava fora do salão, houve preocupação a respeito de Teddy", disse.
Obama descreveu o senador como um "guerreiro da justiça". "Eu estaria mentindo se não dissesse que, neste momento, uma parte de mim está com ele."
Chefe do clã
Eleito em 1962, Kennedy é o segundo mais antigo representante do Senado americano, perdendo apenas para o senador Robert Byrd, da Virgínia Ocidental, que está há 45 anos na função.
Ele é também um dos mais influentes membros do Partido Democrata e tornou-se o líder do clã Kennedy depois que os seus três irmãos mais velhos morreram.
O primogênito, Joseph, foi morto em um acidente de avião durante a Segunda Guerra Mundial, o presidente John Kennedy foi assassinado em 1963 e seu irmão, Robert, foi assassinado em 1968.
No Senado, Ted Kennedy se destacou por ter participado de votações históricas, como o Ato de Direitos Civis, de 1964, e por sua defesa de temas populares entre a ala mais à esquerda do Partido Democrata, como salário mínimo e seguro saúde.
Em maio do ano passado, o senador foi internado, depois de ter convulsões, e os médicos confirmaram que ele tinha um tumor.
Em junho, ele foi submetido a uma operação, mas posteriormente retomou seu trabalho no Senado.
Profundidade
"Este é um momento de alegria. Mas também é um momento de seriedade. E minhas preces são para ele (Kennedy) e para sua família e Vicki (esposa do senador)", disse Obama.
O presidente também aproveitou o discurso no banquete para comentar sua posse.
"A profundidade deste momento é expressada pelas pessoas além destes salões", disse.
"O que está acontecendo hoje não tem a ver comigo, tem a ver com o povo americano", completou.




Nenhum comentário:
Postar um comentário