![]() | |
| Ataque feriu soldados american |
O atentado ocorreu em uma pequena rua que liga a embaixada a uma base militar dos Estados Unidos. Cinco soldados americanos e um civil ficaram feridos no ataque, no distrito de Wazir Akbar Khan. Uma criança também estaria entre os mortos.
Uma testemunha disse à BBC que a explosão incendiou vários carros e um caminhão tanque.
Em um outro ataque, na província de Nangarhar, leste do país, um civil morreu e seis pessoas ficaram feridas, incluindo três policiais. O Talebã assumiu a responsabilidade pelos dois ataques.
'Ato de covardia'
Um porta-voz do Ministério do Exterior em Berlim afirmou que vários funcionários da embaixada ficaram feridos.
O ministro do Exterior alemão Frank-Walter Steinmeier disse que o ataque suicida, o primeiro a atingir Cabul em 2009, foi um "ato de covardia", que não vai desanimar o governo alemão.
A Alemanha tem 3,2 mil soldados no Afeganistão, a maioria no norte do país.
A base dos Estados Unidos próxima à embaixada alemã é também a sede para o treinamento de policiais e soldados do Afeganistão.
E, apesar da segurança no local, este não é o primeiro carro-bomba a explodir nesta área, que é altamente patrulhada por abrigar várias embaixadas e prédios de organizações internacionais.
Em novembro, quatro afegãos foram mortos em um ataque suicida em frente à embaixada americana.
De acordo com o correspondente da BBC em Cabul, Martin Patience, de forma geral, a segurança na capital afegã vem melhorando, mas o mesmo não vem sendo observado no resto do país.
Durante a campanha, o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu fazer do Afeganistão uma de suas maiores prioridades na área de política externa.
Obama, que toma posse nesta terça-feira, diz que quer dobrar o número de soldados americanos presentes no país. Atualmente há 30 mil soldados americanos no Afeganistão.




Nenhum comentário:
Postar um comentário