sábado, 31 de janeiro de 2009
Últimas Notícias
NEC dispensará 20 mil empregados Estadão
Safina vence apenas 28 pontos e pede desculpas UOL Esporte
Fãs de Tom Cruise, celebridades falam do ídolo da adolescência G1.com.br
MEC impede ingresso de novos alunos em 2 cursos de medicina Cidadeverde.com
Segurança de Robinho diz que escândalo não passa de armação Zero Hora
Ronaldo vai pagar pensão de R$ 100 mil O Globo
Vale a pena Ler de novo
Antônio Maria
Dia claro. Primeiras horas do dia claro. Havíamos bebido e procurávamos um café aberto, para uma média, com pão-canoa. Quase todos estavam fechados ou não tinham ainda leite ou pão. Fomos parar em Ipanema, num cafezinho, cujo dono era um português e nos conhecia de nome de notícia. Propôs-nos, em vez de café, um vinho maduro, que recebera de sua terra, "uma terrinha (como disse) ao pé de Braga". Não se recusa um vinho maduro, sejam quais forem as circunstâncias. Aceitamo-lo. Nossa grata homenagem a José Manuel Pereira, que nos deu seu vinho.
Nesse café, além de nós, havia um casal, aos beijos. As garrafas vazias (de cerveja) eram quatro sobre a mesa e seis sob. Beijavam-se, bebiam sua cervejinha e voltavam a beijar-se. Não olhavam para nós e pouco estavam ligando para o resto do mundo. Em dado momento, entraram dois rapazes e pediram aguardente no balcão. Ambos disseram palavrões, em voz alta. O casal dos beijos e da cerveja parou com as duas coisas. Outros palavrões e o cabeça do casal protestou:
— Pára com isso, que tem senhora aqui!
Um dos rapazes dos palavrões:
— Não chateia!
— Não chateia o quê? Pára com isso agora! Um dos rapazes do palavrão:
— E essa mulher é tua mulher?
— Não é, mas é mulher de um amigo meu!
A briga não foi adiante.
Todos rimos.
O dono da casa, os rapazes dos palavrões, o casal.
Está provado que: quem sai aos beijos com mulher de amigo não tem direito a reclamar coisa alguma.
Biografia - Karl Marx - Gente que mudou a História
05/05/1818, Trier (Alemanha) - 14/03/1883, Londres (Inglaterra)
Teórico do socialismo, Karl Marx estudou direito nas universidades de Bonn e Berlim, mas sempre demonstrou mais interesse pela história e pela filosofia. Quando tinha 24 anos, começou a trabalhar como jornalista em Colônia, assinando artigos racial-democratas que provocaram uma grande irritação nas autoridades do país.
Integrante de um grupo de jovens que tinham afinidade com a teoria pregada por Hegel (Georg Wilhelm Friedrich, um dos mais importantes, um dos mais influentes filósofos alemães do século 19), Marx começou ater mais familiaridade dos problemas econômicos que afetavam as nações quando trabalhava como jornalista.
Após o casamento com uma amiga de infância (Jenny von Westplalen), foi morar em Paris, onde lançou os "Anais Franco-Alemães", órgão principal dos hegelianos de esquerda. Foi em Paris que Marx conheceu Friedrich Engels, com o qual manteve amizade por toda a vida.
Na capital francesa, a produção de Marx tomou um grande impulso. Nesta época, redigiu "Contribuição à crítica da filosofia do direito de Hegel". Depois, contra os adeptos da teoria hegeliana, escreveu, com Engels, "A Sagrada Família", "Ideologia alemã" (texto publicado após a sua morte).
Depois de Paris, Marx morou em Bruxelas. Na capital da Bélgica, o economista intensificou os contatos com operários e participou de organizações clandestinas. Em 1848, Marx e Engels publicaram o "Manifesto do Partido Comunista", o primeiro esboço da teoria revolucionária que, anos mais tarde, seria denominada marxista.
Neste trabalho, Marx e Engels apresentam os fundamentos de um movimento de luta contra o capitalismo e defendem a construção de uma sociedade sem classe e sem Estado. No mesmo ano, foi expulso da Bélgica e voltou a morar em Colônia, onde lançou a "Nova Gazeta Renana", jornal onde escreveu muitos artigos favoráveis aos operários.
Expulso da Alemanha, foi morar refugiado em Londres, onde viveu na miséria. Foi na capital inglesa que Karl Marx intensificou os seus estudos de economia e de história e passou a escrever artigos para jornais dos Estados Unidos sobre política exterior.
Em 1864, foi co-fundador da "Associação Internacional dos Operários", que mais tarde receberia o nome de 1ª Internacional. Três anos mais tarde, publica o primeiro volume de sua obra-prima, "O Capital".
Depois, enquanto continuava trabalhando no livro que o tornaria conhecido em todo o mundo, Karl Marx participou ativamente da definição dos programas de partidos operários alemães. O segundo e o terceiro volumes do livro foram publicados por seu amigo Engels em 1885 e 1894.
Desiludido com as mortes de sua mulher (1881) e de sua filha Jenny (1883), Karl Marx morreu no dia 14 de março. Foi então que Engels reuniu toda a documentação deixada por Marx para atualizar "O Capital".
Embora praticamente ignorado pelos estudiosos acadêmicos de sua época, Karl Marx é um dos pensadores que mais influenciaram a história da humanidade. O conjunto de suas idéias sociais, econômicas e políticas transformou as nações e criou blocos hegemônicos. Muitas de suas previsões ruíram com o tempo, mas o pensamento de Marx exerceu enorme influência sobre a história.
"ENTRE ASPAS"
Uma atriz Global,muito vaidosa por sinal,nega-se a fazer mini-séries,mesmo sem serviço aparente...rss,exige dos produtores de novela, que seu aparecimento seja diário.Pois como ela mesma diz,”não sou uma atriz qualquer,tenho um papel de destaque na dramaturgia deste país,por tanto,devo ficar muito mais exposta que estas meninas de bela plástica em início de carreira.” Ainda sou muito gostosa..
Será que é...
Crise econômica
A hora dadecisão
Raphael Bruno, JB Online
BRASÍLIA - Para o Senado, este será o mais longo fim de semana dessa legislatura. E é neste intervalo que o senador José Sarney (PMDB-AP) enfrentará o teste de fôlego político que será manter a vantagem numérica de dez votos que lhe confere a posição de favoritismo absoluto à presidência da Casa.
Levantamento feito pelo Jornal do Brasil somava 45 votos para o peemedebista. Seu oponente, Tião Viana (PT-AC) conta com 35 votos declarados. A reportagem entrevistou na sexta-feira, por telefone, 30 parlamentares de legendas que fecharam questão por um dos candidatos. Outros 30 foram ouvidos desde a entrada de Sarney na disputa. Os demais 21 senadores fazem parte das forças-tarefa de cada postulante à presidência da Casa e, até onde foi apurado, não teriam motivos para votar contra a orientação de suas legendas.
A vantagem matemática, contudo, está longe de se traduzir em uma vitória garantida para Sarney. A adesão da bancada tucana, com 13 senadores e duas prováveis defecções, ao candidato petista alterou a balança da contenda. O PSDB, sob as bênçãos do governador de São Paulo, José Serra, conseguiu nos últimos momentos do recesso parlamentar se transformar em um elemento de peso no tabuleiro da disputa pelo comando do Senado. E a campanha de Sarney não tardou a acusar o golpe pela decisão, anunciada de surpresa por volta da meia-noite de ontem, quando tinha-se como certo o apoio tucano a Sarney.
– Fizemos a opção que consideramos ser a melhor e mais adequada para o Legislativo – disse o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE). O pleito por cargos para a legenda, negado por Sarney, foi decisivo para a decisão.
Em troca do apoio, os tucanos exigiram – entre outros detalhes, como a presidência das comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Relações Exteriores (CRE) – o compromisso de independência em relação ao Executivo, a devolução sumária de medidas provisórias cujo caráter de “urgência e relevância” seja duvidoso e a rejeição a um possível terceiro mandato de Lula. Sarney recusou-se a assinar o documento. Tião Viana firmou-o de pronto.
Instalou-se no quartel-general da campanha de Sarney o temor por uma eventual virada de casaca do Palácio do Planalto, uma vez que o embarque tucano deu fôlego à candidatura petista. O senador Gim Argello (PTB-DF), um aguerrido articulador da campanha de Sarney, chegou a levar a carta assinada por Viana ao Planalto, como um alerta ao potencial do petista de causar problemas para o governo nos dois últimos anos do mandato de Lula – e em meio a uma crise econômica que deve exigir movimentos rápidos do governo no Congresso. No discurso público, contudo, a ordem é demonstrar segurança com a vantagem de Sarney.
– O PSDB é um partido de expressão no Congresso, mas quanto à conta dos votos não faz muita diferença – minimiza Roseana Sarney (PMDB-MA), que passou a sexta-feira reunida com o comando da campanha de seu pai, avaliando o novo cenário da disputa.
O grande medo
“Traição” tem sido a palavra mais repetida entre os membros do Senado nos últimos dias que antecedem a eleição para o comando da Casa e divisões internas dentro das legendas são campo fértil para as temidas traições, algo que, é consenso, deve ocorrer dos dois lados da batalha. O medo diante da possibilidade de defecções produziu sucessivas reafirmações de apoio. PR e PSB divulgaram notas oficiais declarando apoio fechado ao candidato petista, que conta com dissidências no próprio partido de Sarney, o PMDB.
– Temos mais chances do que se imagina, vamos ter um mapa definitivo no domingo – afirma o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), partidário de Viana, que inclui em seus cálculos a expectativa de ao menos cinco votos dentro do PMDB.
Nada que seja assumido pela legenda de seu oponente, que conta com ao menos um indeciso: Pedro Simon (RS), afirma que vai esperar até o último minuto antes de votar para decidir seu apoio. O petista, contudo, também enfrenta problemas em seu grupo de apoio. Os tucanos Álvaro Dias (PR) e Papaléo Paes (AP), por exemplo, são votos declarados em José Sarney. Do outro lado da trincheira, o PTB declarou voto fechado em Sarney depois de longa discussão interna. Mas conta, em suas fileiras, com simpatizantes de Tião Viana.
Calor mata na Austrália 20 pessoas
Temperaturas na Austrália ultrapassaram os 40ºC
Autoridades australianas informaram que pelo menos 20 pessoas morreram nos últimos dias como conseqüência da pior onda de calor que atinge o sudeste do país em quase 100 anos.
Segundo o governo, a maioria dos mortos é de pessoas idosas que fizeram esforço físico e acabaram sofrendo derrames e ataques cardíacos.
As mortes foram registradas em Adelaide, capital do Estado da Austrália do Sul.
As altas temperaturas, que ultrapassaram os 40º C, também causaram quedas de energia elétrica em Melbourne, no Estado de Vitória, a segunda maior cidade do país.
A falta de energia ocasionou interrupções no sistema ferroviário da cidade e uma explosão em uma estação elétrica fez com que pelo menos 300 mil casas ficassem sem luz.
Também em Vitória, incêndios atingiram a região rural de Gippsland e pelo menos dez casas foram queimadas na cidade de Boolarra.
Se os mesmos índices continuarem a ser registrados até domingo, a onda de calor se igualará à pior já observada nos últimos 100 anos.
Iraque vai às urnas
Veículos militares patrulham as ruas de Basra nesta sexta-feira
Os iraquianos vão às urnas neste sábado para eleger os representantes dos conselhos de 14 das 18 províncias do país.
Esta é a primeira eleição de âmbito nacional em quatro anos e pode representar um marco significativo na tortuosa recuperação do Iraque após os anos de turbulência e desintegração que se seguiram à invasão norte-americana, em 2003.
Espera-se que cerca de 15 milhões de iraquianos compareçam às urnas para votar nos mais de 14 mil candidatos às 440 cadeiras em disputa nos conselhos provinciais.
Estes conselhos são responsáveis por nomear os governadores das províncias, que são os responsáveis por fiscalizar as finanças e projetos de reconstrução.
As eleições deste sábado também estão sendo encaradas como um teste para as próximas eleições gerais, marcadas para o final deste ano, e como uma espécie de referendo a respeito da liderança do primeiro-ministro, Nouri Al-Maliki.
“Enquanto as eleições de janeiro de 2005 colocaram o país no caminho de uma guerra civil, estas eleições (de 2009) podem representar uma outra mudança, muito mais pacífica”, diz um relatório do International Crisis Group, um instituto que pesquisa conflitos ao redor do mundo.
Se tudo transcorrer bem, o pleito deste sábado também pode representar um sinal de estabilidade política que irá favorecer a redução da presença de tropas americanas no país.
Segurança
Mesmo com a redução significativa nos níveis de violência no último ano, as eleições deste sábado acontecem em meio a temores de conflitos e atentados.
Nos últimos dias, três candidatos sunitas foram mortos em Bagdá, Mosul e na província de Diyala.
Autoridades americanas e iraquianas alertaram também para a possibilidade de a Al-Qaeda no Iraque e outros grupos extremistas sunitas tentarem empreender ataques contra zonas eleitorais.
A segurança foi reforçada e centenas de policiais guardarão os locais de voto.
Carros foram banidos de regiões de Bagdá e outras grandes cidades para reduzir o risco de atentados a bomba.
As fronteiras internacionais do país também foram fechadas, o tráfego aéreo interrompido e foram declarados toques de recolher em algumas regiões.
O pleito está sendo organizado pelas Nações Unidas e pela Comissão Eleitoral Independente do Iraque.
Cerca de 800 observadores internacionais vão fiscalizar a realização das eleições.
Nacionalismo
Desta vez, espera-se um amplo comparecimento às urnas de eleitores da minoria sunita, que, em grande parte, boicotaram as eleições de 2005.
“Nós perdemos muito por não termos votado e vimos o resultado, a violência sectária”, disse à BBC o eleitor sunita Khaled Al-Azemi.
“É por isso que queremos votar agora, para evitar os erros do passado”, completou.
Segundo o repórter da BBC em Bagdá, Jim Muir, nas áreas sunitas, onde antes grupos insurgentes tinham o controle e as eleições anteriores foram virtualmente impossíveis de serem realizadas, desta vez, os candidatos continuam na disputa e há a expectativa de um grande comparecimento às urnas.
Muir ainda afirma que, se o pleito ocorrer sem maiores problemas, ele representará uma derrota para os grupos insurgentes sunitas.
Tanto do lado sunita quanto entre os xiitas, as grandes alianças religiosas que dominaram a política iraquiana nos últimos quatro anos encontram-se fragmentadas.
Pesquisas de opinião também sugerem uma transferência da preferência dos eleitores de candidatos de orientação religiosa para outros de tendência nacionalista.
Segundo Muir, a mudança acontece por causa da desilusão dos eleitores com os partidos religiosos que, nos últimos quatro anos, passaram uma imagem de corrupção e incompetência.
Astronomia
G1 - Postado por Cássio Barbosa
Começando bem o ano da Astronomia, um cometa se aproxima da Terra. Trata-se do cometa Lulin, cujo nome de registro é C2007 N3 e foi descoberto por uma equipe de astrônomos chineses e taiwaneses.
O cometa Lulin (batizado em homenagem ao observatório em que ele foi descoberto) já pode ser visto na constelação da Libra, entrando em Escorpião ao amanhecer. Por enquanto ele só pode ser visto através de pequenos telescópios, pois está com magnitude 8. Mas mesmo tão fraco assim, ele já mostra algumas características interessantes.
O Lulin tem uma coloração esverdeada, uma cauda tradicional e uma “anticauda”, apontando na direção do Sol, ou seja, direção contrária à cauda tradicional. Esta “anticauda” é composta por partículas mais pesadas que não são empurradas pelo vento solar e ficam orbitando o núcleo do cometa, e não é tão incomum de ser observada. Uma olhada mais atenta nas imagens (processadas) do cometa revela jatos sendo emitidos pelo núcleo (com evidências de rotação), além das caudas, como pode ser visto nesta foto.
As surpresas podem vir em breve. O cometa Lulin está mergulhando se aproximando do Sol. A sua órbita hiperbólica nos indica que é a primeira (e provavelmente a última) visita dele ao interior do Sistema Solar. Ninguém sabe ao certo como o núcleo, repleto de gelo e materiais bem voláteis vai se comportar com um aumento súbito da intensidade da luz solar. Isto deve fazer com que a temperatura do núcleo aumente e se agora, ainda distante do Sol, o núcleo já está emitindo jatos, pode muito bem ser que aconteça uma ruptura e o cometa se despedace.
A máxima aproximação do Lulin com a Terra acontecerá em 24 de fevereiro, quando ele estará a 61,5 milhões de quilômetros e espera-se que ele atinja a magnitude 5. Com este brilho ele poderá ser visto a olho nu em locais bem escuros, mas será um alvo fácil para binóculos.
Até lá vamos esperar que tanta atividade no núcleo faça com que este cometa dê um show igual ao do McNaught, no começo de 2007.
Carlos Alberto Sardenberg
G1 - Postado por Carlos Alberto Sardenberg
Sobre os indicadores desta manhã:
1. No Relatório de Mercado (Focus, do BC), que resume a opinião das instituições financeiras, consultorias, faculdades e institutos de pesquisa econômica, a tendência é firme: previsões de inflação em queda e, consequência, previsão da taxa básica de juros também em queda. A inflação está desabando, mas não por um bom motivo, e sim pela forte desaceleração a economia brasileira.
2. No relatório sobre contas externas do BC, uma surpresa boa: em dezembro, no auge da crise, a entrada de investimentos externos diretos (IED) deu um salto, para US$ 8,11 bilhões, dez vezes mais do que em 2007 e o dobro do teto das previsões.
3. Com isso, o IED de todo o ano de 2008 bateu em US$ 45 bilhões, novo recorde histórico e também acima do teto das previsões. Ainda faltam dados para uma melhor explicação desse salto de dezembro.
4. Já foi normal, dentro do esperado, outro dado importante das contas externas: a forte saída de investimentos em ações, de US$ 911 milhões em dezembro último, contra a entrada de US$ 7,5 bilhões no mesmo mês de 2007. Em 2009, até 26 de janeiro, saíram outros US$ 711 milhões da Bovespa.
5. Continua a piora do comércio externo. Na quarta semana de janeiro, houve déficit US$ 255 milhões. No mês todo, até aqui, US$ 645 milhões, pior que o esperado.
6. O nível de emprego na indústria paulista, em dezembro de 2008, teve a maior queda para esse mês desde 2003.
Tudo somado e subtraído, é o quadro de forte desaceleração, com os ingredientes clássicos: cai a inflação, mas também caem a atividade econômica e o emprego. Sobe a inadimplência.
Mas não é uma crise como as anteriores pelas quais passou o Brasil. Ou seja, o país não está à beira de uma crise fiscal (nas contas públicas) ou uma crise nas contas externas, quando fica sem dólares para pagar seus compromissos.
De modo direto, o Brasil não vai quebrar. Está numa desaceleração “normal”.
Paulo Coelho
G1 - Postado por Paulo Coelho
“Grande parte de nossas culpas são um disfarce para nossa arrogância. Os que julgam combater o orgulho e a vaidade, condenando a si mesmos, deveriam lembrar-se do seguinte: quem se despreza está dando uma prova de vaidade”.
“Na antiga Atenas, os políticos tinham uma relação direta com seus eleitores; não procuravam parecer aquilo que não eram. Quando algum político procurava conquistar os votos da classe trabalhadora, aparecendo vestido numa capa esfarrapada, Sócrates comentava em voz alta: podemos ver a vaidade e o cinismo escapando por cada buraco desta capa”.
“Quando vivemos condenando a nós mesmos, terminamos por causar um colapso de nossa dignidade pessoal”.
CBN Notícias
PIB dos EUA tem maior queda desde 1982A economia dos Estados Unidos sofreu uma queda acentuada no quarto trimestre de 2008, com recuo de 3,8%. O resultado do período é o pior desde 1982, quando houve retração de 6,4%. No acumulado do ano, a economia americana cresceu 1,3%. Após dois trimestres consecutivos de queda, o país agora se enquadra no critério de recessão aceito entre os economistas.
Reportagem CBN
Em cinco anos, 17% da Amazônia foram destruídosUm relatório do Programa da ONU para o Meio Ambiente aponta que 17% da Floresta Amazônica foram destruídos entre 2000 e 2005. Durante este período, foram queimados ou destruídos 857 mil km² de árvores, área equivalente ao território da Venezuela.
Reportagem CBN
Cláudio Humberto
- Seis tucanos no Senado Federal votarão no candidato José Sarney (PMDB-AP), que disputa a presidência da Casa.
- Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) investiga irregularidades em licitação realizada para o aterramento do lixo da cidade.
- Corte da taxa básica de juros ainda não foi adotada pelos bancos.
- Vereadores vão à Brasília pedir aprovação da PEC que aumenta o número de integrantes nas Câmaras Municipais.
Para ler estas notícias na íntegra acesse:
http://www.claudiohumberto.com
O avanço do criacionismo nas escolas
Se música e religião combinam bem, o resultado que se obtém quando se misturam religião e ciência é péssimo. Esse é o assunto da coluna de André Petry.
Diz ele:
"É assustador que, às vésperas do bicentenário do nascimento de Charles Darwin, o pai da teoria da evolução, algumas escolas brasileiras estejam ensinando criacionismo nas aulas de ciências. Já se sabia que as escolas adventistas vinham fazendo isso. A novidade é que o negócio está se propagando. Em instituições tradicionais de São Paulo, como o colégio Mackenzie, inventou-se até um método próprio para ensinar o criacionismo em ciências. Não há problema que o criacionismo seja ensinado nas aulas de religião, mas ensiná-lo em aulas de ciências é deseducador. Criacionismo é uma explicação bíblica para a origem da vida. Diz que Deus criou tudo: o planeta, o homem, a mulher, os animais, as plantas, há 6000 anos. Quem estuda religião precisa saber disso. É uma fábula encantadora, mas não é ciência".
Um homem de muita espiritualidade
A seção de Medicina traz uma reportagem imperdível sobre a operação, mais uma, de quase dezoito horas a que se submeteu José Alencar, o vice-presidente da República. Alencar tem se mostrado um bravo, um homem capaz de enfrentar a doença com a cabeça erguida e de suportar grandes sofrimentos. A cirurgia em si é uma prova a mais dos extraordinários avanços da ciência médica.
Padre-Cantor Fábio de Melo
Revista Veja
Ficou muito divertido e informativo o perfil do padre-cantor Fábio de Melo na seção de Música. O padre é o artista que mais vende discos no país e uma prova viva de que religião -- seja católica ou evangélica -- e música formam uma poderosa combinação. Foram vendidas quase 600 000 unidades do CD Vida do Padre Fábio. Ele agora prepara um DVD.
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Últimas Notícias
Datas & Curiosidades
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Anjo do dia: Nith-Haiah.
Dia da Santa Jacinta Marescotti, italiana (1585-1640).
Dia da Paz e da não Violência, pela passagem de Gandhi e em sua homenagem.
Dia da Saudade.
Dia de Gandhi.
Dia Mundial do Portuário.
Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos.
1859 Começa a funcionar a 1ª linha de bondes puxados a burro, para o Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro.
1912 Nascimento: Herivelto Martins, compositor popular e sambista, no Espírito Santo.
1948 Morte: Mahatma Gandhi, líder nacionalista hindu e pacifista, assassinado por Nathuram Godse, hindu fanático que não aceitava seus sentimentos fraternos com os muçulmanos.
1951 Nascimento: Phil Collins, cantor e compositor.
1960 Norte-americanos queimam 5.750 toneladas de cana de açúcar na usina de Chaparra, em Cuba.
1970 Vaticano protesta contra lei de divórcio na Itália.
1972 Domingo Sangrento: polícia inglesa atira contra manifestantes que lutavam pelos direitos humanos em Londonderry, na Irlanda do Norte, matando 14 civis.
1985 Em sua despedida da presidência da República, o Gal. João Figueiredo pede ao povo que o esqueça.
1990 Morte no campo: José Brito, seringueiro, assassinado em Xapuri-AC, responsáveis impunes.
2003 José María Aznar, presidente espanhol, redige uma declaração de apoio aos EUA, e afirma que ‘o regime iraquiano e suas armas de destruição em massa representam uma ameaça à segurança mundial’.
Vale a pena Ler de novo
A Saúde e o Humor
© Quino
Os humoristas não perdem a oportunidade de falar mal daqueles que cuidam (ou deveriam cuidar) de sua saúde. Os livros mostram que, em todas as oportunidades, os médicos, dentistas e outros profissionais da área de saúde são alvo da pena afiada daqueles que sofrem para nos fazer rir. Aqui vão alguns exemplos:
1 - João Salomão Queiroga (+ 1878)
Pagam médicos na China
Só quando eles curam lá.
Sofrerão fome canina
Se tal moda pegar cá.
Seria eterna a velhice
Cessaria a mortandade
Se a nossa lei abolisse
O médico e seu confrade.
Do infeliz genero humano,
O demo, sempre contrário,
Inventou para seu dano
O médico e o boticário...
2 - Correia de Almeida (+ 1905)
— Certo Doutor de capêlo
tem lindissimos cavalos,
e, para dar lustro ao pelo
vai em pessoa escová-los.
Já não pode ignorar tudo
quem se aplica a tal estudo...
3 - Laurindo Rabelo (+ 1864)
Dizem que a Morte e Maurício
Andaram na mesma escola;
A Morte mata somente...
O Maurício mata e esfola.
(visava a José Maurício N. Garcia, médico e professor de anatomia)
4 - Lacerda Coutinho (+ 1900)
Douto cirurgião d'aldeia
foi, uma feita, chamado
a socorrer um doente
distante do povoado
Para disfarçar o tédio
dos estirados caminhos,
ia armado de espingarda,
à caça de passarinhos.
À meia jornada, encontra
velho campônio da terra.
— Senhor Doutor! Com licença...
Onde vai armado em guerra?
— Ver um doente.
— Deveras? munido vai de escopeta?
Receia, então, que lhe escape
à pena, mais à lanceta?
5 - Roberto Correia (+ 1937)
De muitos "doutores" sei
Que fundamente acatamos,
Aos quais, se dizem: — "cheguei",
Retruca a Morte: — "chegamos".
É "doutor", mas a vaidade
empina-o tanto, que até
quisera eu ser a metade
do que ele pensa que é...
6 - Antonio Sales (+ 1940)
— Vi um médico fardado...
Que perfeito matador:
quem escape do soldado,
não escapa do doutor...
— A medicina exercendo,
por longos anos viveu;
mas um dia, adoecendo,
e não querendo
um dos colegas chamar,
quis de si mesmo tratar...
E em poucos dias morreu.
7 - Bocage (+ 1805)
Um velho caiu na cama:
tinha um filho Esculapino (*)
que para adivinhações
campava (**) de ter bom tino.
O pulso paterno apalpa,
e receitar depois vai.
Diz-lhe o velho, suspirando:
— "Repara que sou teu pai!".
(*) diminutivo de esculápio, médico)
(**) jactar-se, gabar-se.
Lavrou chibante(*) receita
um doutor com todo esmero,
a uma moça, que passava,
que ficou são como um pêro.
— "Tão cedo! é milagre" (assenta
a mãe, que de gosto chora).
— "Minha mãe, não é milagre:
deitei o remédio fora."
(*) presunçoso, arrogante.
Arrumado às duas portas
pingue(*) boticário estava,
e brandamente acenou
a um doutor que passava.
Mal que chega o bom Galeano,
diz o outro em ar jocundo:
"Unamo-nos, meu doutor,
e demos cabo do mundo."
(*) gordo.
Biografia- Fernando I de Castela - Gente que mudou a História
(Segundo soberano de Castela )
1016 - 1065
Segundo soberano de Castela (1035-1065) e Leão e Galizia (1038-1065) nascido em Castela, congominado o Grande ou o Magno, cujo reinado representou um marco no longo caminho para a unificação dos reinos cristãos da península ibérica. Segundo filho de Sancho III de Navarra ou Sancho Ide Castela, e da infanta Mayor de Castela, herdou o reino de Castela de seu pai, cujo território ficou em parte incluído em Navarra. Casou-se com a princesa Sancha, irmã de Bermudo III de Leão, que com a morte deste (1037), ocupou também o trono de Leão e foi coroado seu soberano (1039), inclusive da Galizia. Reorganizou a administração de seu reino e reduziu os poderes hereditários dos nobres. Com a morte de seu irmão García IV de Navarra, morto (1054) pelas tropas de Fernando, em Atapuerca, anexou Navarra. Em seguida, recuperou Viseu e Coimbra, em Portugal, e San Esteban de Gormaz e Berlanga, no leste da Espanha, domínios dos mouros. Depois o reino de Toledo (1062), e foi reconhecido como soberano dos reinos mouros de Saragoça e Sevilha. Antes de morrer, em Leão, contraditoriamente a sua luta de unificação, dividiu o império entre os filhos. Assim, o seu primogénito Sancho II de Castela, o seu reino principal, Afonso VI ficou com os domínios de Leão, e García com a Galícia. Para as filhas Elvira e Urraca deixou a posse de dois mosteiros.
"ENTRE ASPAS"
Acolheremos opiniões sobre todos os temas.
Reserva-se,o direito de rejeitar acusações insultuosas ou ofensivas,elogios ou agradecimentos pessoais.
Para tanto,basta enviá-los,através de correspondência eletrônica para o e.mail : blogtudo@hotmail.com
Seja nosso colaborador,um parceiro e,tenha sua opinião divulgada através deste espaço livre e democrático.
Baixa confiança da Indústria
- O índice de confiança da indústria brasileira ficou praticamente estável em janeiro, mas o cenário apontado pelo setor ainda não pode ser considerado positivo, mostrou pesquisa divulgada nesta sexta-feira.
Artigo Completo
Mais controle na fronteira de Gaza
Por Andrew Hammond RAMALLAH, Cisjordânia (Reuters)
- O enviado norte-americano George Mitchell disse nesta quinta-feira que a abertura da fronteira da Faixa de Gaza ajudaria a conter o contrabando de armas para o grupo islâmico.
RAMALLAH, Cisjordânia (Reuters) - O enviado norte-americano George Mitchell disse nesta quinta-feira que a abertura da fronteira da Faixa de Gaza ajudaria a conter o contrabando de armas para o grupo islâmico Hamas.
Mas ele pediu ao presidente palestino, Mahmoud Abbas, que ajude a fiscalizar a fronteira, apesar de ele não exercer autoridade sobre a localidade, que está desde 2007 sob controle do Hamas.
Evitar o contrabando de armas é uma das principais preocupações de Israel nas negociações mediadas pelo do Egito a fim de estabelecer um cessar-fogo de longo prazo em Gaza e arredores.
"Para que haja sucesso na prevenção ao tráfico de armas para Gaza, deve haver um mecanismo para permitir o fluxo de produtos legais, e isso deve ocorrer com a participação da Autoridade Palestina", disse Mitchell após encontro com Abbas, da facção laica Fatah, que conta com o apoio do Ocidente.
Disparos de foguetes do Hamas e bombardeios israelenses nos últimos dois dias ameaçam os esforços de Mitchell para consolidar a frágil trégua em vigor desde 18 de janeiro, após 22 dias de combates.
Militantes lançaram um foguete de Gaza contra Israel na noite de quarta-feira -- o primeiro desde o cessar-fogo do dia 18 -- e outro na quinta-feira. Não houve feridos.
Em seguida, a aviação israelense bombardeou uma metalúrgica do sul da Faixa de Gaza, que segundo os militares servia para a fabricação de armas. Não houve feridos. Em outro ataque, dois militantes em uma moto e dez jovens transeuntes ficaram feridos, segundo fontes médicas.
Israel lançou os bombardeios, em 27 de dezembro, sob a justificativa de impedir o Hamas de disparar foguetes contra o seu território. O Hamas insiste que não pode haver trégua duradoura enquanto Israel mantiver o bloqueio econômico quase total contra a região.
Notícias do STF
Sessão solene no STF marca abertura do Ano Judiciário em todo o paísNa próxima segunda-feira (2), às 10h, o Supremo Tribunal Federal (STF) realiza cerimônia que inaugura o Ano Judiciário de 2009. Autoridades dos Três Poderes participam da solenidade. |
Você sabia...
Você Sabia - Seu portal de curiosidades |
Como Seu Corpo Reage aos Refrigerantes? Primeiros 10 minutos: 10 colheres-de-chá de açúcar batem no seu corpo, o que significa: 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo porque o ácido fosfórico corta o gosto. Passados 20 minutos: o nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura. (É muito para esse momento em particular.) Passados 40 minutos: a absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras. Passados 45 minutos: o corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como a heroína.) Passados 50 minutos: o ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina. Passados 60 minutos: as propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, dos quais seus ossos precisariam. Conforme a onda abaixa, você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço. Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas que farão falta ao seu organismo. Pense nisso antes de beber refrigerantes. Prefira sucos naturais. Seu corpo agradece! |
Epidemia no Zimbábue
- Mais de 60 mil pessoas foram infectadas pela cólera no Zimbábue, número que a Organização Mundial da Saúde classificou como ''pior cenário possível'' na epidemia iniciada em...";
GENEBRA (Reuters) - Mais de 60 mil pessoas foram infectadas pela cólera no Zimbábue, número que a Organização Mundial da Saúde classificou como "pior cenário possível" na epidemia iniciada em agosto.
Cerca de 60.401 pessoas estão com a doença, das quais 3.161 morreram, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira pela Organização das Nações Unidas em Genebra.
Os dados da ONU mostram que a epidemia não parece diminuir, com 1.493 novos casos e 69 novas mortes nas últimas 24 horas.
(Reportagem de Stephanie Nebehay)
Está mais para "Rei" do que "Rainha"
O Ministério Público Federal investiga suspeitas de desvio de verba destinada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário a associações de produtores rurais ligadas a José Rainha Jr., principal coordenador de grupos dissidentes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Pontal do Paranapanema (oeste de São Paulo).
Dados do Portal da Transparência, da CGU (Controladoria Geral da União), revelam que, em pouco mais de um ano, essas duas associações de produtores rurais do Pontal receberam R$ 3,5 milhões.Uma delas, a Associação Amigos, de Teodoro Sampaio (672 km a oeste de SP), foi beneficiada com R$ 2.165.395 para prestar assistência técnica a agricultores no plantio de mamona --matéria-prima para produção de biodiesel-- e na construção e reforma de moradia nos assentamentos.A outra, a Faafop (Federação das Associações de Assentados e Agricultores do Oeste Paulista), criada por Rainha em 2005 em Mirante do Paranapanema (530 km a oeste de SP), recebeu R$ 1.373.598,25 também para produção de mamona.A liberação do dinheiro para os convênios começou em outubro de 2007, sem contrapartida das associações, e foi intermediada pela Superintendência do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em São Paulo. Via assessoria, o Ministério do Desenvolvimento Agrário disse que desconhece as irregularidades, mas afirmou que vai apurar as denúncias.Alvo de ações e investigação do próprio Ministério Público Federal por desvio de verbas da Cocamp --cooperativa do MST no Pontal em que atuou como diretor na década de 90--, Rainha oficialmente não está na direção das entidades.Ambas são presididas por José Eduardo Gomes de Moraes, ex-coordenador do MST e um dos principais aliados de Rainha no controle de assentamentos e acampamentos do Pontal. Filiado ao PV, ele é presidente da Câmara Municipal de Teodoro Sampaio, onde foi o vereador o mais votado.A Folha apurou que a ausência de Rainha na direção das associações é uma maneira de evitar suspeita por conta da série de denúncias contra si. À reportagem Moraes se limitou a negar irregularidades no uso da verba. "A prestação de contas está em dia. Toda vez que lideramos ações para desenvolver o Pontal sofremos esse tipo de perseguição e suspeita", diz.InvestigaçãoIniciada em dezembro, a investigação feita pela Procuradoria da República em Presidente Prudente (565 km de SP) está na fase de coleta de provas e de documentos.Segundo a Folha apurou, a principal linha de investigação é o uso, por parte de representantes das associações, de notas fiscais frias na prestação de contas dos gastos dos convênios. As notas, conforme denúncias feitas à Procuradoria, foram obtidas com comerciantes e autônomos da região que, em troca, recebiam gratificações, eram ressarcidos dos custos fiscais e ainda tinham prioridade na realização de serviços para as associações.Sob a condição do anonimato, um comerciante, um dono de van e o proprietário de ônibus usado no transporte de trabalhadores rurais de Teodoro Sampaio disseram à Folha que cederam notas fiscais frias a pessoas ligadas à Faafop e Associação Amigos.Um deles, o dono de um ônibus ano 1974 que transporta cortadores de cana-de-açúcar, afirmou ter cedido R$ 70 mil em notas em menos de uma semana para justificar transporte de trabalhadores ao Paraná e a assentamentos do Pontal.Segundo ele, pelo "favor" deveria receber R$ 10 mil, que ainda não foram pagos. Porém, o motorista disse que "eles demoram, mas sempre pagam".O dono da van disse que cedeu R$ 6.000 em notas frias. O comerciante não quis falar em valores, mas admitiu empréstimo de "uma dezena de notas".
Meias verdades...
O discurso dos livros Como é a história, a política, a economia, a globalização, a refoma agrária, segundo alguns dos livros didáticos e apostilas usados por alunos das escolas brasileiras.
Em alguns livros, os autores apresentam a tomada do poder pelos socialistas, liderados por Mao Tsé-tung, e suas reformas. Mas omitem a repressão e o sistema ditatorial que dura até hoje.Os autores contam os resultados da revolução comunista em Cuba, mas não mencionam a censura, a opressão e a ditadura que permanecem até hoje. Predomina a versão de que o sistema capitalista aumenta a pobreza e a desigualdade – mesmo tendo os países capitalistas gerado maior prosperidade para suas populações. A globalização é apresentada como a nova forma de imperialismo. As nações ricas exploram as pobres. Falta dizer que a abertura de mercados também dá oportunidades aos países pobres.
A reforma agrária é apresentada como solução para a concentração de terras no Brasil. Não se fala que o setor terciário urbano é que tende a absorver essa mão de obra. A revolução armada é apresentada como solução justificável para acabar com a opressão. Os autores omitem que esses golpes costumam levar a ditaduras. Alguns livros didáticos do Estado do Paraná reduzem o mundo a um conflito entre as elites dominantes e os povos dominados. Os Estados Unidos são apresentados como um império de influências negativas. Não se fala da história de independência, democracia e direitos humanos do país.
“Eles ensinam para crianças e jovens fatos que não são verdadeiros, distorcendo a finalidade da educação”, Bolívar Lamounier,cientista político
O dano que livros didáticos ruins podem causar ao país vai além da questão política. “Eles ensinam para crianças e jovens fatos que não são verdadeiros, distorcendo a finalidade da educação”, diz o cientista político Bolívar Lamounier. É nessa fase do ensino fundamental e do ensino médio que os jovens se interessam por questões políticas. “Se receberem uma informação distorcida, criarão uma visão de mundo também distorcida.” Há quem diga que a ideologia nos livros didáticos não é um problema. “O viés esquerdista dos livros importa pouco”, afirma o sociólogo Alberto Carlos Almeida, diretor de planejamento da empresa de pesquisa Ipsos e autor do livro A Cabeça do Brasileiro. “Porque, à medida que a pessoa estuda, sua cabeça muda. Em geral, quem estuda mais tem uma visão menos estatizante.” Outro argumento de pensadores que minimizam o problema é que as fontes de informação no mundo atual são múltiplas e, por isso, contrabalançam qualquer viés na escola.
Atenção: Aqui a lista de doze títulos didáticos que apresentam distorções ideológicas.
1) (História – Origens, Estruturas e Processos/Ensino Médio. Luiz Koshiba. São Paulo: Atual, 2000)
2) (História 8, Projeto Araribá, Editora Moderna)
3) (Nova História Crítica. Mario Furley Schmidt. São Paulo: Nova Geração, 2002)
4) (apostila do programa Livro Público do Governo do Paraná, capítulo “Dinheiro Traz Felicidade”, Gisele Zambone)
5) (História Global – Brasil e Geral/Volume Único. Gilberto Cotrim. São Paulo: Saraiva, 2002)
6) (História do Brasil no Contexto da História Ocidental/Ensino Médio. Luiz Koshiba e Denise Pereira. São Paulo: Atual, 2003)
7) (exercício proposto por História Temática: Terra e Propriedade, 7a série. Andrea Montellato, Conceição Cabrini, Roberto Catelli Junior. São Paulo: Scipione, 2005 – Coleção História Temática)
8) (apostila com módulo de História do Sistema UNO de Ensino, de Nicolina Luiza de Petta)
9) (apostila História 3 – coleção Anglo. Cláudio Vicentino e José Carlos Pires de Moura)
10) (Brasil: uma História em Construção/Volume 2. José Rivair de Macedo e Mariley Oliveira.Editora do Brasil)
11) (apostila do programa Livro Público do Governo do Paraná, Ideologia, Katya Picanço)
12) (apostila do programa Livro Público do Governo do Paraná, O Estado Imperialista e Sua Crise, Altair Bonini e Marli Francisco)
Você sabia...
Você Sabia - Seu portal de curiosidades |
Como Seu Corpo Reage aos Refrigerantes? Primeiros 10 minutos: 10 colheres-de-chá de açúcar batem no seu corpo, o que significa: 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo porque o ácido fosfórico corta o gosto. Passados 20 minutos: o nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura. (É muito para esse momento em particular.) Passados 40 minutos: a absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras. Passados 45 minutos: o corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como a heroína.) Passados 50 minutos: o ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina. Passados 60 minutos: as propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, dos quais seus ossos precisariam. Conforme a onda abaixa, você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço. Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas que farão falta ao seu organismo. Pense nisso antes de beber refrigerantes. Prefira sucos naturais. Seu corpo agradece! |
Extintor sem plástico,é Lei
EXTINTOR DO CARRO
Mais esta lei e: sem divulgação!!!!
Agora é norma do CONTRAN e dá uma multa de R$ 127,50 para quem for apanhado fora da lei.
O extintor do carro tem que estar livre do plástico que acompanha a embalagem.
Tire a embalagem plástica e deixe o acesso ao extintor livre.
Não esqueça, se um policial rodoviário, estadual ou federal parar você e verificar que o extintor está protegido pelo saco plástico - ele vai te autuar - 5 pontos na carteira;
você só segue viagem após tirar o plástico,
desde que o bendito extintor esteja com a validade em dia,
e mais os tais R$ 127,50.
Cláudio Humberto
- Senador Tião Viana (PT-AC) apóia os deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Ciro Nogueira (PP-PI) na disputa pelo cargo de presidente da Câmara dos Deputados.
- Brasileiro é barrado e humilhado por policiais espanhóis no aeroporto de Madri.
- Ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) participa de Fórum Social Mundial e é aplaudida de pé.
- EUA e aliados poderão enviar 460 mil soldados à Coréia do Norte.
Para ler estas notícias na íntegra acesse:
http://www.claudiohumberto.com
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Últimas Notícias
Google disponibiliza versão offline do Gmail O Globo
Federer bate Roddick, chega à final e fica a uma vitória de Sampras Abril
Policiamento é reforçado na Mangueira, mas comércio fica fechado G1.com.br
Dívida com cooperativa de médicos pode chegar a R$ 13 milhões O Globo
Uma desagradável trilha sonora para Robinho nos estádios da Inglaterra globoesporte.com
Boletim de hospital diz que saúde de Alencar ‘vem melhorando’ G1.com.br
Datas & Curiosidades
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Anjo do Dia: Haheuiah.
Dia de São Pedro Nolasco, francês (?-1256).
Dia de São Valério.
Dia da Loteria.
1871 Futebol: Criação do jogo na Inglaterra.
1895 Nascimento: Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, o Barão de Itararé, escritor, poeta e jornalista, no Rio Grande do Sul.
1948 O delegado soviético do Conselho de Segurança da ONU, Andrei Gromyko, pede a destruição de todas as bombas atômicas existentes no mundo.
1961 Nascimento: Tássia Camargo, atriz brasileira, em Guarulhos, SP.
1975 Morte: Lúcio Flávio Vilar Lírio, bandido mineiro que se notabilizou pela inteligência privilegiada e fugas espetaculares, assassinado no presídio Helio Gomes dias antes de prestar depoimento, no qual denunciaria policiais corruptos.
1994 Preso pela Polícia Militar, Gustavo Henrique Bulhões Barros, filho do então governador de Alagoas, Geraldo Bulhões, por posse de drogas.
2002 Marco Magalhães Pinto, ex-executivo do Banco Nacional, condenado a mais de 28 anos, é posto em liberdade 4 dias após a prisão, graças à decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do STF, que garante ao réu a liberdade até a sentença final do caso.
2008 Em visita ao Brasil, Ramos-Horta, presidente do Timor-Leste, afirma que os EUA votaram pela desocupação de seu país pelos invasores indonésios, mas que vendeu armas a eles. ‘Foi a minha 1ª lição da hipocrisia internacional’, afirmou.
www.farmaciadepensamentos.com
Vale a pena Ler de novo
Machado de Assis
Há um meio certo de começar a crônica por uma trivialidade. É dizer: Que calor! Que desenfreado calor! Diz-se isto, agitando as pontas do lenço, bufando como um touro, ou simplesmente sacudindo a sobrecasaca. Resvala-se do calor aos fenômenos atmosféricos, fazem-se algumas conjeturas acerca do sol e da lua, outras sobre a febre amarela, manda-se um suspiro a Petrópolis, e La glace est rompue; está começada a crônica.
Biografia - Leon Trotski - Gente que mudou a História
Leon Trotski
(Revolucionário russo) 7-11-1879, Yakovka, Ucrânia 21-8-1940, Cidade do México
Seu verdadeiro nome era Leon Bronstein. Procedente de uma família de camponeses judeus ucranianos, Trotski foi, juntamente com Lenin, o líder da Revolução de outubro de 1917. Quando estudante, juntou-se ao movimento social-democrata, sendo deportado para a Sibéria em 1898. Após a sua fuga para a Suíça, onde conheceu Lenin, foi redator do diário Iskra. Contrário à concepção do partido sustentada por Lenin, após a ruptura da social-democracia russa em 1903 uniu-se à ala menchevique de Julius Martiov. Durante a Revolução Russa de 1905, foi o presidente do soviete de São Petersburgo. Banido de novo para a Sibéria, fugiu para o exílio, em Viena, em Paris e nos EUA. Depois da revolução de fevereiro de 1917, uniu-se aos bolcheviques, voltou a assumir o cargo de presidente do soviete de São Petersburgo e organizou a insurreição que pôs fim ao governo de Alexander Kerensky a 7 de novembro de 1917. Comissário do povo para as Relações Exteriores em 1917-1918, tentou, como chefe da delegação soviética em Brest Litovsk, adiar a assinatura da paz ("nem guerra nem paz"), evitando assim as duras condições impostas pela Alemanha. Como comissário do povo para as questões militares (1918-1925) criou o Exército Vermelho, conduzindo-o à vitória na guerra civil contra os "brancos" contra-revolucionários e opondo-se à intervenção dos aliados ocidentais (1918-1922). Em 1921, esmagou a insurreição dos marinheiros em Kronstadt, descontentes com o comunismo de guerra e partidários da autogestão socialista. Após a morte de Lenin, em 1924, Trotski saiu derrotado na luta pelo poder que o opunha a Josep V. Stalin, cuja concepção do "socialismo num só país" contrastava fortemente com a defesa da "revolução permanente" proposta por Trotski. A partir de 1925, foi perdendo todos os seus cargos estatais e no partido, sendo excluído das suas fileiras em 1927. Em 1928, foi deportado para o Casaquistão e, um ano depois, expulso da União Soviética. O exílio decorreu na Turquia, na França, na Noruega e no México, onde desenvolveu a sua teoria política (trotskismo) em numerosos escritos. Em 1938, fundou a Quarta Internacional. Foi assassinado por um agente da polícia secreta soviética.
"ENRE ASPAS"
Acolheremos opiniões sobre todos os temas.
Reserva-se,o direito de rejeitar acusações insultuosas ou ofensivas,elogios ou agradecimentos pessoais.
Para tanto,basta enviá-los,através de correspondência eletrônica para o e.mail : blogtudo@hotmail.com
Seja nosso colaborador,um parceiro e,tenha sua opinião divulgada através deste espaço livre e democrático.
Tantos para tão pouco
Oragoo.net |
Quantos deputados federais tem cada Estado do Brasil? Cada um dos 27 Estados do Brasil (incluindo o Distrito Federal) é representado no Congresso Nacional por um mínimo de oito deputados. O número de eleitos por cada Estado varia de acordo com a população. É por isso que São Paulo tem 70 deputados, contra oito do Amapá, por exemplo. Confira quantos deputados federais são eleitos por cada Estado: São Paulo – 70 |
Você sabia...
Quais são os maiores estados do Brasil por área?
O Amazonas é o maior Estado do Brasil por área. Com 1.570.746 m², tem mais de quatro vezes o tamanho da Alemanha. Veja os dez maiores Estados, em quilômetros quadrados.
1 – Amazonas, 1.570.7462
2– Pará, 1.247.6903
3– Mato Grosso, 903.3584
4– Minas Gerais, 586.5285
5– Bahia, 564.6936
6– Mato Grosso do Sul, 357.1257
7– Goiás, 340.0878
8– Maranhão, 331.9839
9– Rio Grande do Sul, 281.74910
10– Tocantins, 277.621
Cláudio Humberto
Assunto:
- PT ameça traição geral ao candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP).
- Banco do Brasil é investigado por fraude de US$ 600 milhões na Bolsa de Londres.
- Ministério Público quer fechar a penitenciária de Abaetetuba (PA).
- Funcionários dos Correios aguardam há quatro anos a instalação de equipamentos de detecção de drogas e explosivos.
http://www.claudiohumberto.com.br
Para ler estas notícias na íntegra acesse:
Resultado da Mega-Sena
|
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ATENÇÃO! | ||
Caso você queira cancelar o recebimento deste serviço ou alterar seu cadastro, acesse a página http://www.caixa.gov.br/loterias | ||
NAVEGUE PELO SITE! | ||
Digite no seu navegador o endereço www.caixa.gov.br e acesse o site do maior banco público do Brasil. | ||
Greve na França
Trégua ameaçada
Os motivos para "baixar" os juros
Artigo Completo
É esperar para ver
Artigo Completo
Obama pressiona África do Sul sobre o Zimbábue
"O presidente Obama enfatizou a importância da liderança sul-africana como democracia forte e vibrante na África. Os dois líderes discutiram suas preocupações com a situação no Zimbábue", informou o comunicado da Casa Branca.
"O presidente notou que a África do Sul tem um papel crucial para ajudar a encontrar uma solução para a crise política no Zimbábue".
A economia zimbabuana está em ruínas com uma megainflação. Além disso, uma epidemia de cólera matou quase 2.900 pessoas desde agosto.
As negociações de divisão de poder entre o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, e Morgan Tsvangirai, líder do principal partido de oposição, estão empacadas.
O Departamento de Estado norte-americano disse na segunda-feira que a secretária de Estado, Hillary Clinton, está preocupada com a recusa de Mugabe em acertar um acordo e quer que a África do Sul, que tem o maior poder econômico e diplomático local, o pressione mais.
Palestinos reconstroem túneis
GAZA - Palestinos voltaram ontem a trabalhar no reparo dos túneis de contrabando no corredor Philadelphi entre Egito e Faixa de Gaza horas depois de Israel ter voltado a bombardear os caminhos, visando a destruí-los pouco antes do amanhecer. Muitas dessas estruturas clandestinas contam com sistemas sofisticados e parecem ter resistido às três semanas de bombardeios israelenses.
Tel Aviv alega que a rede subterrânea sob a fronteira é usada pelo grupo islâmico Hamas para se abastecer de armas. Por causa do bloqueio israelense, os túneis servem também para o tráfego de alimentos e outros produtos, tornando-se essenciais para os 1,5 milhão de habitantes da região.
– Eles jogaram duas ou três bombas. Mas todo mundo ainda está trabalhando – disse um escavador que se identificou com o apelido de Abu Ali e disse ter 30 anos.
Enquanto os palestinos e suas volumosas escavadeiras amarelo-berrante trabalham na região que separa a Faixa de Gaza da península do Sinai, no Egito, guardas egípcios assistem a tudo a apenas 50 metros de distância.
Em meio ao clima pré-eleitoral que toma conta de Israel, a situação continua tensa em Gaza e os políticos israelenses ameaçam apoiar retaliações por ataques palestinos contra soldados ou cidadãos do país.
Negociações
O emissário especial dos EUA, George Mitchell, chegou ontem pela manhã em Israel, onde se reuniu com o premier israelense, Ehud Olmert para discutir a situação na Faixa de Gaza e tentar reavivar esforços para um cessar-fogo permanente.
– O primeiro-ministro e eu discutimos a importância de consolidar o cessar-fogo incluindo o fim das hostilidades, o fim do contrabando e a reabertura das passagens – disse Mitchell.
Segundo o jornal israelense Haaretz, o premier afirmou ao emissário que a estabilidade do atual cessar-fogo em Gaza será determinada por dois parâmetros: o fim dos ataques com foguetes contra o território israelense e do contrabando de armas em Gaza.
O premier disse ainda que as passagens de fronteira com Gaza só ficarão abertas de forma permanente após a libertação do sargento Gilad Shalit, capturado por militantes palestinos em junho de 2006.
Em resposta, o líder exilado do Hamas Khaled Mashaal chamou de “inaceitáveis” os termos israelenses e disse que o grupo não aceitará a libertação de Shalit como condição para Israel abrir as passagens de fronteira.
Mashaal reiterou que o Hamas insiste em que os milhares de palestinos em prisões israelenses sejam libertados em troca de Shalit, que já se tornou símbolo do confronto.
Na última madrugada, a força aérea israelense voltou a bombardear a fronteira entre Gaza e o Egito, depois que uma bomba matou um soldado israelense e feriu pelo menos outros três.
Hamas oferece pouco dinheiro às vítimas
Chefiado pelo primeiro-ministro Ismail Haniyeh, que está escondido desde o início dos bombardeios, o governo do Hamas começou a dar dinheiro a cidadãos de Gaza que perderam suas casas e famílias no conflito, mas o montante é menor do que o inicialmente prometido.
Apesar do sentimento de solidariedade entre os moradores de Gaza diante da adversidade, a devastação fez grande parte da população questionar as táticas dos líderes islâmicos nos últimos anos de desafiar seus vizinhos israelenses com mísseis ineficazes.
Os conflitos deixaram 1.300 palestinos mortos, incluindo 100 civis, e destruiu casas e túneis na fronteira com o Egito.
Ameaça
Um vídeo recém-lançado pela União Jihad Islâmica – um grupo de militantes que apóia o Hamas – ameaça forças alemães no Afeganistão com “alguns presentes surpresa” preparados especialmente para as forças de ocupação.
Trata-se apenas da última versão de uma série de vídeos protagonizados por jihadistas fluentes em alemão que são membros dos grupos Jihad Islâmica, Al Qaeda, Movimento Isâmico do Uzbequistão,
e talibã.
Nas últimas semanas, diversos vídeos ameaçam retaliação pelo conflito em Gaza e responsabilizam países europeus e os EUA assim como Israel pelas perdas.