sábado, 18 de abril de 2009

Repassando os descontos

Varejistas prometem queda de preços de eletrodomésticos

Por Vanessa Stelzer

SÃO PAULO (Reuters) - O setor varejista afirmou que as medidas de desoneração dos eletrodomésticos de linha branca anunciadas pelo governo nesta sexta-feira contribuirão para uma melhora nas vendas e que o consumidor verá as reduções de preços já a partir deste fim de semana.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta tarde a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para geladeira, fogão, máquina de lavar e tanquinho.
Após reunir-se com Mantega, Lourival Kiçula, presidente da associação nacional de fabricantes de produtos eletroeletrônicos, disse que a desoneração ajudará as vendas do setor a ficarem estáveis no segundo trimestre, na comparação com igual período de 2008, após uma queda no primeiro trimestre.
"Alguns produtos (entre os desonerados pelo governo) estavam caindo 10 por cento e alguns estavam caindo menos. O primeiro trimestre desses produtos deve fechar negativo em relação a 2008 e a expectativa é de que teremos um segundo trimestre estável", disse ele a jornalistas.
Michael Klein, presidente das Casas Bahia, e Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, disseram que o consumidor já encontrará preços menores nas lojas neste final de semana, uma vez que a desoneração é retroativa aos estoques dos varejistas.
Klein disse ainda ter expectativas positivas para o emprego após o anúncio. "Dando resultado, o emprego pode aumentar."
O governo reduziu o IPI da geladeira de 15 para 5 por cento; do fogão de 5 para 0 por cento; da máquina de lavar de 20 para 10 por cento; e do tanquinho de 10 para 0 por cento.
Apesar disso, Patricio Mendizabal, presidente da MABE Mercosul, afirmou que a redução na ponta para o consumidor ainda tem que ser calculada.
"O percentual de queda para o consumidor depende de quanto do custo do fabricante era repassado para o consumidor", afirmou ele.

Nenhum comentário: