Premiê turco diz que Obama garante exigências do país na OtanDa EFE
O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou hoje que o presidente americano, Barack Obama, é o "garantidor" das exigências turcas na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
A afirmação de Erdogan se deve ao fato de a Turquia ter retirado o veto ao nome do primeiro-ministro dinamarquês, Anders Fogh Rasmussen, para o cargo de secretário-geral da Otan após negociações lideradas por Obama.
A Turquia manteve até o último momento sua ameaça de veto a Rasmussen, o candidato de consenso do resto dos países da Otan, após acusar o político dinamarquês de não ter atendido aos pedidos de Ancara para interromper as transmissões do canal curdo de televisão "Roj TV".
A emissora seria próxima ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), ilegal na Turquia.
Além disso, o Governo turco criticou o papel de Rasmussen durante a crise das caricaturas de Maomé publicadas na Dinamarca há mais de três anos.
No entanto, a Turquia acabou cedendo seu voto ao dinamarquês depois da garantia de que o Executivo de Copenhague faria o possível para fechar a "Roj TV" e de que representantes turcos ocupariam três importantes cargos na Otan.
EFE



Nenhum comentário:
Postar um comentário