Os xiitas e sunitas são os dois principais grupos do Islamismo, criados após a morte do profeta Maomé, no ano 632 do calendário gregoriano, por conta de uma questão sucessória.
Para os xiitas, a liderança do Islã deveria ficar com Ali, genro e primo de Maomé, mas para os sunitas o sucessor do profeta deveria ser Abu Bakr, único que o acompanhou na Hégira (fuga para Medina), mas que não tinha parentesco com Maomé. A partir dessa questão sucessória, eclodiu uma guerra civil no Islã, que tem efeitos sentidos até hoje.
Atualmente, os sunitas representam cerca de 85% do mundo muçulmano, enquanto os xiitas, tidos como mais radicais, são 15%. Os integrantes dos dois grupos acreditam que Maomé foi o último profeta, que Alá é único, e têm práticas semelhantes quanto às orações, ao jejum e à peregrinação para Meca, a cidade mais sagrada do Islã.
As diferenças, porém, são muitas, em assuntos como a doutrina, os rituais, a lei islâmica e a organização religiosa. A maior parte dos xiitas estão no Irã, que têm um governo xiita, no Iraque, no Barein e no Iêmen.
sábado, 27 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
esse historia e muito atual para os estoriadores que frequentao essa historia de xiitas e sunitas
bjkss....
Postar um comentário