Lula negocia a proposta entreguista dos aeroportos, pessoalmente, com os governadores Sérgio Cabral Filho e com os tucanos Aécio Neves e José Serra.Assim, os grandes grupos ligados a todos eles participarão do mega-negócio, sem conflitos desnecessários.
Alerta Total: Por Jorge Serrão.
O submundo das empreiteiras confirma que dois grandes grupos trabalham intensamente para conquistar, previamente, no jogo político de cartas marcadas, a privatização dos lucrativos aeroportos Tom Jobim e Viracopos.O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro interessa ao grupo suíço Dufry (que já controla as operações de free-shopping no Brasil, depois que comprou a Brasif, em 2006).Os estrangeiros selam o negócio se fecharem uma parceria com a Odebrecht. Já o aeroporto de Campinas, onde se movimenta por dia US$ 50 milhões de dólares em importações, interessa ao grupo Andrade Gutierres. O desgoverno do chefão Lula também pretende privatizar os aeroportos de Confins, em BH, Juiz de Fora e Uberlândia.O Aeroporto da Pampulha permaneceria com a Infraero, pois só opera com jatos e não dá lucro.Lula negocia a proposta entreguista dos aeroportos, pessoalmente, com os governadores Sérgio Cabral Filho e com os tucanos Aécio Neves e José Serra. Assim, os grandes grupos ligados a todos eles participarão do mega-negócio, sem conflitos desnecessários.Nos bastidores, os grandes pilotos da privatização dos aeroportos são o deputado federal Antônio Palocci Filho e o ministro informal José Dirceu de Oliveira e Silva. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, muito mais interessada em ser candidata a presidente em 2010, também acompanha, tecnicamente, o complicado negócio de privatizar os aeroportos lucrativos.Tudo vai depender de Medida Provisória ou de regulamentações aprovadas pelo Congresso Nacional e por Assembléias legislativas estaduais.Sem o tradicional “molha mão” para convencer deputados, fica inviabilizada a parceria público privada (PPP) dos grupos econômicos nacionais e transnacionais com a Infraero. Só os aeroportos Tom Jobim e Viracopos são responsáveis por 40% da receita da Infraero. Com 35 anos de existência, a Infraero administra 67 aeroportos, sendo 34 internacionais, 81 unidades de navegação aérea, além de 32 terminais de carga aérea.Os recursos carreados nos poucos aeroportos lucrativos ajudam a cobrir os deficitários. A tática do desgoverno entreguista é sufocar, aos poucos, uma empresa que é a terceira maior no mundo na administração de aeroportos.
Desequilíbrio
O desgoverno entreguista de Lula ignora que os aeroportos são estratégicos em termos de Segurança Nacional. Também não avalia o impacto da privatização de Viracopos – que deve causar um baque de ociosidade na operação de cargas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, reduzindo ainda mais as receitas da Infraero. Viracopos tem sempre melhores condições de pouso e decolagem que Guarulhos. O aeroporto em Campinas chega a apenas fechar quatro vezes por ano para vôos por instrumentos – ao contrário do aeroporto na Grande São Paulo.
Perguntinhas idiotas?
E o trem bala ligando Campinas ao Rio, quem vai financiar, e a troco de quê? Será que o assunto daria uma bela CPI ? As perguntas são de um aeroportuário indignado?
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
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3 comentários:
Me sinto envergonhada com tanta ganância por parte dos nossos governantes.Temos que ser mais vigilantes e,menos complacente.Acorda Brasil
Me sinto envergonhada com tanta ganância por parte dos nossos governantes.Temos que ser mais vigilantes e,menos complacente.Acorda Brasil
Vergonha de um País que precisa de tantas coisas e,se vende por tão pouco
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